Quando o assunto é tarefa de casa, sempre há aquela dúvida: Como ajudar meu filho na tarefa de casa?
Isso porque a ajuda inadequada pode resultar em vícios que a criança cria, como ficar questionando os pais para obter a resposta de maneira facilitada, prejudicando assim o seu aprendizado.
Dessa forma, nossa supervisora, Roseli Romanha, separou um texto que esclarece bem essa dúvida. Retiramos dele os "dez mandamentos" para os pais lembrarem na hora da lição de casa de seus filhos:
"Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha certeza que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o realizar a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
Organize um espaço e horário apropriado para ele fazer as tarefas longe de som, televisão, telefones e locais de circulação da casa.
Troque ideias ou promova perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas. Faça perguntas, provoque o raciocínio.
Não corrija e não aponte erros. Corrijir é tarefa da professora. Como a professora saberá as dificuldades de seu filho se você se adiantar e corrigir a tarefa? Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Se alguém tiver que apagar, que seja ele.
Diga "tente novamente", diante da queixa, "refaça", "recomece". Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplo que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender. Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e de aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas com equívocos.
Lembre-se que fazem partes das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e fixar os conceitos é fundamental.
Não misture as coisas. Lição e estudo são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto, guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, portanto, de natureza diferente. Não vincule um trabalho a outro e só avalie as obrigações domésticas.
Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começouem sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despontencializar a professora e, consequentemente, a tarefa de casa.
Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites, e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e de consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e as irresponsabilidades.
Zoé Rios e Marcia Libânio. "Da escola para casa: alfabetização"