sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O trabalho sobre bullying tornou-se uma constante em nossa escola, devido ao aumento do número de alunos e, consequentemente, o acréscimo de ocorrências desse tipo. Temos tomado todas as medidas necessárias e abrimos este espaço de discussão para que todos tenham acesso às informações e participem de forma efetiva também no processo de prevenção. Sabemos que as crianças, pela imaturidade, por vezes acabam fazendo brincadeiras inconvenientes e agressivas, que ofendem a integridade de colegas, entre outros problema que podem vir a surgir. Sendo assim, não apenas a escola tem a responsabilidade de orientar as crianças sobre os valores e normas de conduta para uma boa convivência em sociedade, como também é fundamental que os pais se conscientizem da importância de conversar com seu (sua) filho (filha)sobre esse assunto.
O depoimento da Srª Mirian nos mostra o quanto o bullying é prejudicial à formação de nossas crianças. Essa é uma boa hora para se pensar: "o que mais podemos fazer para resolver esse problema?"
A direção

domingo, 25 de setembro de 2011

BULLYING

Bullying é um termo recente utilizado para denominar uma problemática bem antiga nas escolas - a violência realizada através de chacotas, gozação, intimidação e ameaças.
O que acontece nos dias de hoje é que este tipo de violência tem se intensificado e se apresentado de forma cada vez mais cruel e desumana, ocasionando problemas psicológicos graves em crianças cada vez mais novas. Sendo assim, estamos desenvolvendo um projeto com as crianças sobre essa temática, para que possamos conviver em harmonia, enfrentando os conflitos de forma saudável.
Este espaço é de vocês, pais de nossos alunos, para que possam contribuir com opiniões e depoimentos sobre o bullying.
Sua participação é bem-vinda.






sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como ajudar meu filho nas tarefas?

Quando o assunto é tarefa de casa, sempre há aquela dúvida: Como ajudar meu filho na tarefa de casa?
Isso porque a ajuda inadequada pode resultar em vícios que a criança cria, como ficar questionando os pais para obter a resposta de maneira facilitada, prejudicando assim o seu aprendizado.
Dessa forma, nossa supervisora, Roseli Romanha, separou um texto que esclarece bem essa dúvida. Retiramos dele os "dez mandamentos" para os pais lembrarem na hora da lição de casa de seus filhos:

"Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha certeza que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o realizar a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

Organize um espaço e horário apropriado para ele fazer as tarefas longe de som, televisão, telefones e locais de circulação da casa.

Troque ideias ou promova perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas. Faça perguntas, provoque o raciocínio.

Não corrija e não aponte erros. Corrijir é tarefa da professora. Como a professora saberá as dificuldades de seu filho se você se adiantar e corrigir a tarefa? Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Se alguém tiver que apagar, que seja ele.

Diga "tente novamente", diante da queixa, "refaça", "recomece". Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplo que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender. Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e de aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas com equívocos.

Lembre-se que fazem partes das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e fixar os conceitos é fundamental.

Não misture as coisas. Lição e estudo são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto, guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, portanto, de natureza diferente. Não vincule um trabalho a outro e só avalie as obrigações domésticas.

Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começouem sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despontencializar a professora e, consequentemente, a tarefa de casa.

Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites, e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e de consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e as irresponsabilidades.

Zoé Rios e Marcia Libânio. "Da escola para casa: alfabetização"

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Preservando o Planeta

Queridos pais,
Nossas crianças estão realizando diversos trabalhos sobre a preservação ambiental. Neste espaço, gostaríamos que vocês registrassem que mudanças de atitude esses conhecimentos têm provocado no ambiente familiar.
Vocês podem relatar também como as crianças levam informação para seus familiares, vizinhos e amigos.
Lembramos, ainda, que as crianças sempre se espelham nos adultos que a cercam, quando falamos em atitudes. Sendo assim, que atitudes, vocês procuram passar para seus filhos?

Para postar seu comentário, clique abaixo em comentários. Abrirá uma caixa de texto, onde você poderá digitar seu depoimento. Não se esqueça de se identificar, com seu nome e de seu (sua) filho (a).


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fiquem atentos às datas de provas de seu (sua) filho (a)

4ª série - Data das avaliações

DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
22/06 – 4ª feira
Português
Interpretação de texto
Artigos/ substantivos
27/06 – 2ª feira
Matemática
Situações problemas – frações
29/06 – 4ª feira
Ciências
Dentição – sisema digestório
30/06 – 5ª feira
História
Colonização de Paranaguá
Mineração
04/07 – 2ª feira
Geografia
Clima e vegetação do Paraná











3ª série – Data das avaliações
DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
21/06 – 2ª feira
História
História de Londrina
22/06 – 3ª feira
Geografia
Londrina – mudanças nas paisagens
Zona rural e zona urbana
27/06 – 2ª feira
Português
Interpretação de texto
Tritongo, ditongo, hiato e adjetivos
28/06 – 3ª feira
Matemática
Operações/ situações problemas
Decomposição/ sequência/ tabuada
29/07 – 4ª feira
Produção de texto
Meio Ambiente

Londrina 17/06 Ciente: ________________________________________

domingo, 15 de maio de 2011

Falando sobre Sexo com seu Filho

A educação dos filhos nem sempre é uma tarefa fácil. Falar sobre alguns temas podem ser delicados se não sabemos qual a melhor abordagem para fazê-lo, não é mesmo?
Um dos temas que mais nos trazem dúvidas neste aspecto é "Sexo".
Como falar de sexo com meu (minha) filho (a)? De quem é essa responsabilidade?
E se eu não falar nada...?


Clique na foto acima para assistir a Palestra da Drª Maura G. Freitas, que esteve presente na comemoração do dia das mães (matutino), falando a todas as mães presentes sobre a beleza e responsabilidades da maternidade.
Vale a pena conferir.